Escrito por Daniel Silas, Fernando Puell, Tiago Leite e Washington Cardoso, engenheiros do departamento técnico & qualidade da Saint-Gobain Canalização
As características mecânicas dos sistemas em FD – ferro dúctil são reconhecidas por suportarem elevadas pressões dentre as aplicações no saneamento, indústria e mineração. O artigo mostra um caso real de aplicação em uma PCH – Pequena Central Hidrelétrica com elementos como encostas íngremes, trecho em túnel, desnível de aproximadamente 400 m e terreno rochoso.
O mercado brasileiro é ávido por novas tecnologias e soluções de engenharia. Este artigo apresenta um caso real de implantação de uma PCH – Pequena Central Hidrelétrica Itapocuzinho que utilizou tubulações em FD - ferro dúctil sob pressões internas elevadas. Tal material apresentou-se como uma solução diante das opções mais utilizadas. A PCH foi instalada próxima ao rio Itapocuzinho, na divisa entre Jaraguá do Sul e Joinville, SC, com potência de 11,7 MW. Esta PCH entrou em operação em 2019 e até a presente data não há qualquer registro de ocorrências ou de não conformidade referente aos produtos de ferro dúctil instalados.
O sistema hidráulico para condução da água utilizada na geração de energia começa em uma barragem com um canal para captação, por gravidade, no Rio Itapocuzinho, sendo pressurizado ao entrar em um túnel com 1000 m de extensão e 4 m de diâmetro. Ao final, conecta-se com uma extensão de tubulação FD de 1200 m até à casa de máquinas onde estão instaladas duas turbinas Pelton. A figura 1 ilustra o perfil do sistema adutor e a classe de espessura dos tubos em função da pressão.
Fig. 1 – Perfil do sistema adutor e classe de espessura dos tubos