JUNTA TRAVADA INTERNA
A junta travada interna JTI é uma junta elástica travada que permite a montagem de canalizações autoancoradas. O travamento sucessivo transfere os esforços axiais para o terreno, o que possibilita a eliminação dos blocos de ancoragens.
Este tipo de junta se adapta a todas as bolsas modelo JGS de tubos e conexões.
PRINCÍPIO
O princípio básico do travamento das juntas consiste em transferir os esforços axiais de um elemento da canalização para o próximo, impedindo a desmontagem do conjunto.
O anel de borracha JTI permite, graças à presença dos insertos metálicos de fixação, travar as bolsas sobre a ponta lisa dos tubos, o que torna desnecessária a confecção de blocos de ancoragens. Este travamento dispensa o cordão de solda na ponta do tubo, indispensável na junta travada JTE, e pode ser montado em qualquer ponta lisa dos tubos e nas conexões com bolsas JGS.
DESCRIÇÃO
As garras metálicas são vulcanizadas nos anéis de vedação no momento da fabricação e se fixam sobre a ponta do tubo quando sob pressão, assegurando o travamento.
DIÂMETROS
DN 80 a 600, nos tubos e conexões JGS.
CAMPO DE APLICAÇÃO
A utilização da junta JTI é particularmente indicada quando não se pode construir blocos de ancoragens, em terrenos de baixa resistência mecânica, canalizações assentadas em grandes declives ou encamisadas, ou ainda em assentamentos aéreos e pipe-rack.
DESEMPENHO
A junta JTI reúne as vantagens das canalizações com juntas elásticas e das juntas soldadas.
RESISTÊNCIA À PRESSÃO
A estanqueidade destas juntas é embasada na qualidade reconhecida das juntas elásticas.
IMPORTANTE: No caso de anéis de borracha JTI a Saint-Gobain Canalização aconselha que eles sejam utilizados em até quatro anos, após a data de fabricação.
JUNTA TRAVADA EXTERNA
A junta travada externa JTE é uma junta elástica que permite a montagem de canalizações autoancoradas. O travamento sucessivo transfere os esforços axiais e elimina a construção dos blocos de ancoragens em concreto.
PRINCÍPIO
O princípio básico do travamento das juntas consiste em transferir os esforços axiais de um elemento da canalização para os tubos, sem permitir a desmontagem do conjunto (tubo/conexão).
As juntas travadas permitem repartir para um ou mais tubos os empuxos axiais que ocorrem em determinados pontos (curvas, tês, flange cego, etc.), sem a necessidade de construir blocos de ancoragens em concreto.
DESCRIÇÃO
A estanqueidade é assegurada pelo anel da junta JGS.
A transferência dos esforços axiais ocorre através de um dispositivo mecânico independente daquele da estanqueidade, constituído de:
• cordão de solda feito na fábrica e situado na ponta do tubo;
• anel de travamento, monobloco, que fica em contato com o cordão de solda;
• contra flange especial (diferente da junta mecânica) que assegura o travamento do conjunto;
• parafusos e porcas em ferro dúctil.
Nota: A Junta Travada Externa PN25 tem calço e parafusos de aço.
DIÂMETROS
• Tubos K9: DN 300 a 1200 JTE
• Tubos K7: DN 600 a 1200 JTE
• Conexões: DN 300 a 1200 JTE
CAMPO DE APLICAÇÃO
A utilização das juntas travadas é particularmente indicada para os casos em que existem limitações de espaço para a construção de blocos de ancoragens, devido ao volume, ou em terrenos de baixa resistência, devido ao peso.
IMPORTANTE: É também indicada para instalação em terrenos com declividade acima de 25% ou travessias aéreas.
DESEMPENHO
As juntas travadas reúnem as vantagens das canalizações com juntas flexíveis e das juntas soldadas.
ESTANQUEIDADE
A estanqueidade das juntas se baseia nas qualidades das juntas automáticas JGS.