Português
Todos
  • Artigos Saint-Gobain Canalização

Artigos Saint-Gobain Canalização

EPAMS - Sistema antivórtice de captação e drenagem de águas pluviais

Enviado em 25 Fevereiro 2019, 15:58 PM

Artigo escrito para Revista Téchne - Edição de Maio de 2015

 

O sistema de captação e drenagem de águas pluviais com captador antivórtice impede a entrada de ar, gerando uma pressão negativa no interior da tubulação, o que possibilita o seu funcionamento em capacidade máxima. Graças a esse dispositivo, é possível captar um volume até oito vezes maior de água comparado ao sistema de drenagem convencional por gravidade.

Outra característica dessa tecnologia, que também pode integrar sistemas de reuso de águas, é a eliminação da necessidade de declividades nas instalações, permitindo a redução de diâmetros e do número colunas.

Por conta dessas características, o sistema tem sido aplicado em diferentes obras no Brasil e no mundo. O projeto das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e 8 dos 12 estádios entregues para a realização da Copa no Brasil, para citar alguns exemplos, apostaram na solução como um modelo de captação e reutilização de água de chuva.

Para que o sistema tenha um funcionamento pleno, no entanto, é necessário que a área de superfície seja superior a 60 m², assim como altura de queda seja superior a 3 m. Por isso, a solução é indicada sobretudo para grandes superfícies de telhados (como aeroportos, estádios, hospitais e shoppings). Outras limitações de ordem técnicas devem ser observadas no processo da sua especificação.