Saint Gobain


Notícias

Publicada em 14-05-2010 no Diário do Comércio - MG – Mai/10

Saint-Gobain vai investir em Itaúna

Empresa quer aumentar em 20% a produtividade com aquisição de máquinas.

Juliana Contijo

A Saint-Gobain Canalização está investindo R$ 4 milhões na planta de Itaúna, na região Centro-Oeste do Estado, segundo o diretor comercial e de Marketing da empresa, Gustavo Siqueira. Ele afirmou que os aportes visam aumentar em 20% a produtividade, com a aquisição de máquinas, além de diversas ações com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos. "Também serão realizados inversões na área de meio ambiente", ressaltou

A unidade mineira produz conexões, grupos de válvulas e tampões. Em torno de 55% do total fabricado são destinados ao mercado internacional, em especial, para países da Europa e Estados Unidos. "A produção da planta de Itaúna está na casa das 850 toneladas por mês", disse. Já a outra planta, que fica em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, produz tubos de ferro fundido dúctil para os setores de saneamento, industrial e predial.

Siqueira ressaltou que a indústria vai aumentar o quadro de funcionários. "Serão cerca de 50 postos de trabalho. Até o final do primeiro semestre a empresa contará com 320 empregados em Itaúna", salientou.

De acordo com o diretor, as vendas da unidade mineira feitas durante os primeiros quatro meses do ano ficaram estáveis na comparação com igual intervalo de 2009. "Isto se deve ao comportamento do mercado externo, já que boa parte da produção vai para fora do país", disse. Entretanto, as estimativas são positivas, com melhora do desempenho da comercialização no segundo e terceiro quadrimestre deste exercício.

Depois do recuo verificado em 2009, que variou de 5% a 6% ante o ano anterior, a perspectiva, conforme ele, é de incremento nas vendas na casa dos 15% neste exercício. " preciso lembrar que a crise no ano passado atingiu mercados importantes para a unidade mineira, que foram os Estados Unidos e a Europa", ressaltou.


Estabilidade - Considerando as duas unidades da empresa, a perspectiva é manter o resultado verificado no ano passado. "Em 2009, as vendas cresceram 9% na comparação com o exercício anterior", disse. O resultado do ano passado foi fruto do desempenho do mercado interno, que representa em torno de 80% dos negócios da empresa, impulsionado pelos investimentos públicos, como os do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com ele, a comercialização da Saint-Gobain Canalização, que faz parte do grupo francês Saint-Gobain, nos quatro primeiros meses do ano ficou estável ante igual intervalo de 2009.

Além da planta de Itaúna, a empresa, que tem em torno de 1,3 mil funcionários diretos, além de gerar outros cerca de 600 postos indiretos, está investindo no aumento da produção, qualidade, além de inversões na área de meio ambiente na unidade de Barra Mansa. "Neste ano, os aportes totais serão da ordem de R$ 25 milhões", disse.

Siqueira afirmou, que fora os investimentos públicos na área de água e esgoto, uma das apostas da empresa para este ano é a linha industrial, que representa hoje cerca de 4% dos negócios da empresa. " uma linha recente, com grande potencial de expansão", ressaltou. Os produtos voltados para a área industrial começaram a ser viabilizados em 2008, mas ganharam mais espaço no exercício seguinte.

Entre os entraves para os negócios, o diretor comercial e de Marketing da empresa, que está no mercado desde 1937, destacou os reajustes do minério de ferro, além do ferro-gusa. "No caso do gusa, com há vários fornecedores no mercado, estamos negociando com as empresas. Afinal, isto interfere nos nossos custos de produção", ressaltou.

 


OUTRAS NOTÍCIAS




Saint-Gobain Canalização

Saint-Gobain Canalização - Tubo,Tubo de ferro fundido,Tubo de ferro dúctil,Ferro fundido,Ferro dúctil,Válvula de cunha emborrachada. Tampao

Saint-Gobain Canalização - Tubo,Tubo de ferro fundido,Tubo de ferro dúctil,Ferro fundido,Ferro dúctil,Válvula de cunha emborrachada. Tampao