Saint Gobain


Notícias

Revista Água – Agosto/09

Dois mil metros de tubos por mês

A Saint-Gobain Canalização, que fornecerá os 29 km de tubos em ferro fundido dúctil para a adutora do Sistema Marrecas, novo manancial para abastecimento de água em Caxias do Sul (RS), entregou as primeiras seis carretas com os tubos de 1 metro de diâmetro e 7 metros de comprimento, em evento organizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
 O novo sistema aumentará a capacidade de represamento de água bruta da cidade em 82%, deverá beneficiar 250 mil pessoas e estará concluído em setembro de 2010. "Os sistemas com tubos de ferro fundido oferecem segurança, durabilidade e resistência contra rompimentos. São, portanto, ideais para a grande extensão do Sistema Marrecas (29 km) as pressões são elevadas, chegando a 22 kgf/cm2", comenta o engenheiro João Paulo Abreu Lima da Rosa, projetista contratado pelo Samae de Caxias do Sul para coordenar a obra.
A Saint-Gobain vai entregar, em média, dois mil metros de tubulação por mês, que serão transportados por carretas de 12 metros de extensão, cada uma delas com oito tubos de um metro de diâmetro e comprimento de 7 metros. Serão, portanto, necessários 540 caminhões para transportar todo o material.


OUTRAS NOTÍCIAS